Vagal Dive

14/05/2014 - O melhor programa de vagabundo.


Dar um role até o litoral, já é bom, se for de moto, melhor ainda...


...agora, se for numa quarta-feira, num dia de sol, para dar um mergulho, aí é sacanagem, não é?


Essa grande pedra em forma de baleia é a Laje de Santos, o melhor ponto de mergulho de São Paulo e, dizem, um dos melhores do Brasil.


Os barcos saem das marinas de São Vicente e serpenteiam por 45 quilômetros entre centenas de navios de carga esperando para atracar no porto de Santos.


O "Vagal Dive" não tem esse nome à toa, quantos podem se dar ao luxo de ir mergulhar bem no meio da semana? Eu também não posso, mas às vezes devemos fazer uma estrepolia.
 

É um "sacrifício" que vale à pena, quem já mergulhou na Laje de Santos nos finais de semana sabe, geralmente está lotada de barcos e quase que se tem que instalar semáforos em baixo d'água para organizar o fluxo de mergulhadores.


Veja as vantagens: não há barcos na água pois as marinas estão fechadas às quartas, o número de mergulhadores é mínimo, o que possibilita três mergulhos no lugar de apenas dois nos finais de semana, por se tratar de um grupo mais seleto, o capitão indica pontos de mergulho especiais que normalmente não são divulgados, se o mar der condições, um mergulho paradisíaco em Calhaus, que fica ao lado, é garantido. Além disso, os animais marinhos chegam a fazer pose.


Para explicar de uma forma bem simplória, Calhaus fica numa formação rochosa ao lado da Laje, tem um corredor de pedras que conduz a um salão amplo mais abrigado. A vida é abundante mas é raro encontrar o mar calmo suficiente que permita o mergulho, infelizmente não foi dessa vez.


Por se tratar de uma reserva, os peixes não são ameaçados e estão habituados com os mergulhadores, as tartarugas são tão mansas que permitem até o toque.
 

No inverno são avistadas raias mantas, mas também não é sempre que se tem a sorte de se avistar um animal desses, haviam algumas raias (não mantas), mas apenas descansavam preguiçosamente na areia, sem disposição para me exibir o seu lindo "vôo".


Como sempre, a vida marinha aqui é abundante.


 Ah, para quem não estiver habituado, se medicar para prevenir o enjôo a bordo é recomendável.


Meu amigo dive master Wagner, responsável pelo convite irrecusável e autor da maioria das fotos.



É incrível como o tempo passa quando estamos nos divertindo.
 

Hora de voltar e torcer para a maré ainda permitir a passagem por baixo da ponte de São Vicente. Sempre permite, passa raspando a dois dedos mas passa.
 
Ricardo

Comments