G3

Joe Satriani, John Petrucci e Steve Morse - 12/10/2012 Credicard Hall
 
Como todos sabem, o G3 reúne sempre 3 guitarristas virtuosos que fazem uma turnê juntos, sendo que Joe Satriani participou de todas as edições.
 
 
Pontualmente às 22hs, o guitarrista novato no G3, Steve Morse - atualmente do Deep Purple, sobe no palco para tocar por uns 45 minutos. Sempre simpático e sorridente executou músicas dele e fechou com Cruise Control do seu tempo com o Dixie Dregs.
 
 
Antes de terminar, Steve disse que estava muito honrado pelo convite, mas que era aterrorizante ver esses caras tocarem... Não é pra manos, deve realmente dar um frio na espinha de qualquer guitarrista, ser convidado a se colocar ao lado de músicos tão competentes.
 
 
Depois de uns 20 minutos para ajustar o palco, o segundo a se apresentar foi John Petrucci, que eu havia visto a poucas semanas com o Dream Theater. LaRue continuou no baixo, mas foi Mike Mangini - também do Dream Theather, quem assumiu as baquetas, um monstro em seu instrumento, conforme as palavras de Petrucci, "custo a acreditar que ele seja humano". Iniciou com Damage Control e fechou com Glasgow Kiss.
 
 
Já passava da meia-noite quando Satriani, com seu enorme talento e carisma assumiu o comando com Ice 9. 
 
 
Enquanto Morse e Petrucci eram acompanhados de baixo e bateria, Satriani trouxe também um tecladista. Ele me parecia extremamente familiar e logo o reconheci, tratava-se de Mike Keneally, a penúltima atração que vi no NEARfest. http://www.bluesrockshow.com/rock-nos-eua/nearfest-3o-dia
 
 
Satriani e Keneally travaram um divertido duelo, no final, Satriani tocou a guitarra com os dentes e desafiou Keneally a fazer o mesmo nos teclados, ele repetiu a sequência sonora dando queixadas e narigadas no teclado.
 
 
Para completar o time, outro monstro das baquetas, Jeff Campitelli e Allen Whitman no baixo.
 
 
Always With Me, Always With You foi acompanhado pela multidão cantarolado em coro, o que divertiu muito a banda e deu-lhes grande satisfação. Joe já esperava por isso e anunciou como sendo a música que sempre tocamos com ele. Surfing with the Alien foi a última de seu set.
 
 
No fim teve a jam com os três guitarristas no palco, onde tradicionalmente tocam um cover conhecido. A primeira foi You Really Got Me - The Kinks, a segunda foi White Room do Cream e para fechar, Rockin' in the Free World do Neil Young, sendo que nas duas primeiras Mike Keneally assumiu os vocais de forma muito competente e por último foi Satriani quem cantou.
 
 
Observando o desempenho do baixista David LaRue, fiquei logo pensando cá com meus botões, porque é que ainda não criaram o B3? Oras, ao invés de 3 guitarristas serem o centro das atrações poderiam usar a mesma idéia com os baixistas. Imaginem Geezer Butler do Black Sabbath, Mel Schacher do Grand Funk Railroad e Leo Lions do Ten Years After, por exemplo, ou Geddy Lee do Rush, Billy Sheehan (Steve Vai, Mr. Big...), Rudy Sarzo (Dio, Rainbow, BÖC...) não seria demais?
 
 
Quase 1:30 da manhã e está tudo bem...
 
Ricardo
 
Comments