John Lawton

12/02/2009 Blackmore
 
Nos anos finais da década de 80 fui sócio num bar, Jeans Bar, em Osasco, que fez um estrondoso sucesso por algum tempo. Visitando agora bares famosos como o Garimpo, Morrinson e Blackmore, acabo me conscientizando que tínhamos um puta bar, se comparado a estes... Bom, mas esta é uma outra história.
 
 
Eu mal podia acreditar que iria assistir ao show desse que foi a voz do Uriah Heep entre 1976 e 1979 nos álbuns Firefly, Innocent Victim, Fallen Angel além de um ao vivo e participações. Antes disso, impressiona o trabalho, que estava a frente de seu tempo, da banda alemã Lucifer's Friend, além de seu trabalho solo e inúmeras participações com integrantes do Deep Purple, Uriah Heep e em 2008 com o OTR - On the Rocks, ao lado de Jan Dumée, ex-guitarrista do Focus e três integrantes brasileiros (Xande Figueiredo – bateria; Marvio Ciribelli – órgão Hammond e piano elétrico; Ney Conceição – baixo).
 
Focou o show no que o público queria ouvir e tocou entre outras Stealin', The Wizard, a fantástica Free'n'Easy, a não menos maravilhosa Easy Livin', July Morning... do Lucifer's Friend foram Burning Ships e fechou o show com Ride the Sky - fortíssimas.
 
 
No final, foi muito simpático com todos e atendeu uma longa fila de fãs para autógrafos e fotos.
 
Havia uma simpática senhora no fundo do salão cantando as músicas e fiquei me perguntando quem seria, mais tarde ela estava ao lado dele e descobri que tradava-se da esposa.
 
Se você ainda não viu John Lawton cantando Sympathy, no The Magician Birthday Party comemorando os 30 anos de Uriah Heep, assista imediatamente, se já viu, vai deliciar-se ao assistir novamente. Em algumas vezes divide vocal com Bernie Shaw e o melhor time que integrou o Uriah Heep, com Ken Hensley numa guitarra, Mick Box em outra, Trevor Bolder no baixo, Lee Kerslake na bateria - uma das coisas mais empolgantes que já assisti, simplesmente demais. Mantenha o ouvido ligado no baixo, um deleite, isso para não falar nas melodiosas guitarras gêmeas de Ken e Mick. Há quem torça o nariz para a fase John Lawton nessa banda, se você é desses, mais um motivo para assistir e mudar de idéia para sempre.
 

YouTube Video

 
Curiosidade: antes de entrar para Uriah Heep, ele quase entrou para o Deep Purple. Ritchie Blackmore estava procurando alguém para substituir Ian Gillan, como havia gostado do que ouviu do Lucifer's Friend, convidou John para uma jam em hamburgo, mas sem mencionar que estava envolvido. Como havia sido um dia exaustivo para o John, ele resolveu não ir, se soubesse do que se tratava não teria furado, mas acabou gravando com Roger Glover depois.
 
Ricardo
 
Comments