Michael Schenker

26/07/2009 - Stones Music Bar
 
 
Participou da fundação da banda Scorpions com apenas 16 anos, ao contrário de seu irmão Rudolf, que sempre fez mais a guitarra base, Michael já era um virtuoso em seu instrumento e apenas um ano mais tarde foi integrar o U.F.O. durante a melhor fase da banda. Foi cogitado para substituir Joe Perry no Aerosmith e convidado por Ozzy Osbourne para substituir Randy Roads que havia falecido tragicamente num acidente de avião, ele declinou dos dois convites e apostou em sua carreira solo. Conhecido pelo seu temperamento difícil e problemas com o alcoolismo, o que fez com que fosse e voltasse (expulso) do U.F.O. diversas vezes. Entre uma dessas idas e vindas teve mais um breve retorno ao Scorpions para o álbum Lovedrive, mas foi logo chutado de lá também.
 
 
Em sua carreira solo sempre foi acompanhado com nomes de peso como Cozzy Powel, Don Airey e a dupla Ted McKenna e Cris Glen que integraram o Sensational Alex Harvey Band. Nesta noite brilhou ao seu lado o baterista Chris Slade que tem em seu currículo nomes como Uriah Heep, AC/DC, Asia, Paul Rodgers, David Gilmour, Jimi Page... E é fácil entender o motivo, em momentos de explosão, toca com uma velocidade que me lembra o melhor do mundo, Neal Peart do Rush.
 
 
Num domingo chuvoso fui ver o bicho-papão alemão de perto, o inusitado ficou pelo local, um bar de luxo na Anhanha Mello, mas bem pequeno para uma atração internacional de porte, com um palco minúsculo. Aparentemente ele está retomando a carreira e recomeçando por baixo, o cachê era de apenas US$ 10.000 e mesmo assim não tocou no Rio, pois segundo um empresário carioca do ramo que conheci, as principais casas de espetáculo estavam com a data comprometida. Com sua inseparável guitarra "Flying V", fez um show muito competente para uma seleta e animada platéia de umas 300 pessoas, entre elas, conheci pessoas que vieram de estados dos quatro cantos do Brasil, para prestigia-lo. Tocou clássicos de sua carreira solo, clássicos do U.F.O. e, como não podia deixar de ser, fechou com Doctor, Doctor.
 
 
Curiosidade: o U.F.O. é uma das bandas preferidas do Iron Maiden e nos shows de sua última mega turnê, o espetáculo começava logo depois da música Doctor, Doctor ser executada nos alto-falantes.
 
Ricardo
 
 
Comments