O Escorpião Alemão 29-30/03/1994
Da mesma forma que existem grandes guitarristas, bateristas ou músicos em geral, existem também vocalistas fantásticos, cuja definição vai muito além de seu timbre de voz. Nesse contexto podemos citar Ozzy Osbourne (ex-Black Sabbath com
brilhante carreira solo), Ronni James Dio (Rainbow, Black Sabbath, e solo), Rob Halford (Judas Priest), o fantástico Geoff Tate com sua voz quase lírica (Queensryche), Ian Gillan (Deep Purple), John Wetton (King Crimson, UK, Asia), Jon Anderson (Yes) e mais alguns outros. Agora foi a vez de São Paulo entupir o Olympia para prestigiar a voz de Klaus Meine com a banda de hard rock alemão de maior sucesso no mundo: Scorpions. Apesar de o volume de sua voz estar um pouco baixo, e de uma cirurgia nas cordas vocais à qual ele teve que se submeter a mais de 10 anos, que tirou um pouco do brilho de sua voz, o show não chegou a ficar prejudicado.
Se alguém deixou de ir ao show por causa da vergonhosa aparição que o grupo fez no Faustão, dublando a própria música tocada ao fundo como se estivesse tocando ao vivo, pode começar a se arrepender...
O repertório foi de excelente qualidade e não se fixou apenas no último disco da banda. Pelo contrário, fez uma retrospectiva de seus últimos 15 anos de estrada, surpreendendo com a inclusão da pesada He's a Woman, She's a Man e da densa Animal Magnetism. Além da inevitável lentinha Still Loving You, tocaram também When the Smoke is Going Down, Always Somewhere e Holiday (que são no mesmo estilo). O repertório mais up ficou por conta de Blackout, Rock You Like a Hurricane, e outras que criaram o clima mais heavy. Houve até espaço para a instrumental Coast to Coast.
Baixo normal, baixo de 6 cordas, contra baixo, violões e guitarras de 12 cordas, foram alguns dos instrumentos utilizados para mostrar do que são capazes. Apesar de Rudolf Schenker ter um irmão (Michael) que é um excelente guitarrista solo que hoje não está mais na banda, ele permaneceu quase o tempo todo fazendo a base e deixando os solos mais elaborados para Matias Jabbs, que pode ser considerado, ao lado de Klaus, o destaque da banda.
Um show memorável !
Ricardo
|
Scorpions >