Nuno Mindelis

30/08/2019 - SESC Bom Retiro

Faz algum tempo que diminui minhas resenhas, por dois motivos principais: a oferta de shows que me interessam diminuiu e os que apareceram me trouxeram pouca ou nenhuma novidade que me motivasse.

Então sexta estava indo a um show de blues e pensei, vai ter músicas que chamo de slow blues, vai ter blues incendiário – que começa devagarzinho e depois pega fogo – , solos de tirar o fôlego, entre outros, mas dificilmente algo me surpreenderá, afinal, o que pode ser feito com esse estilo de música que ainda não tenha sido feito?

De qualquer forma, estava ansioso para ver o Nuno tocar, fazia algum tempo que eu não assistia a um show só dele, o último tinha sido dos “Três Guitarristas” http://www.bluesrockshow.com/tres-guitarristas, além disso, ele veio para divulgar um disco gravado ao vivo na Polônia “Live at the Suwalki Festival”, o que me fez concluir que deveria ter um apanhado das melhores passagens da carreira dele. Não tinha como não ser muito bom.

Só que não foi muito bom, foi ótimo! Quando pensei que pouco poderia se acrescentar ao que já havia sido feito, Nuno veio com uma banda modificada, onde a percussão tropicalizou as músicas que tocou, trazendo um novo frescor a um estilo que achei que pouca novidade ainda pudesse oferecer. Contou com Dhieego Andrade na bateria, Marcos Klis no baixo, Alex Bessa nos teclados e Ilker Ezaki na percussão.

A novidade ficou também por conta das músicas cantadas em Kimbundu, um dos vários dialetos de Angola, numa pegada blueseira "tropical". Todas as pessoas com as quais conversei se mostraram surpresas e adoraram a novidade.

O Nuno é sempre divertido, mas o bom astral emanava de toda a banda que, visivelmente, estava se divertindo muito com o que estavam fazendo.

Como sempre faz, saiu num role entre a galera e, por coincidência se sentou na escada, bem na direção da fila da minha cadeira e na fila de cima é possível ver meu amigo Douglas, da banda Alcateia Blues.

Que o blues e a boa música continuem a se renovar sempre, trazendo agradáveis surpresas como essa.

Ricardo Koetz

ricardo@bluesrockshow.com


Comments