Orquestra Jazz Sinfônica

14/03/2012 - SESC Pinheiros
 
 
Desde que a havia visto, ou parte dela, acompanhando o Deep Purple e depois o Jethro Tull, eu sempre quis vê-los tocando. A oportunidade surgiu nesta 4a. feira no belo e grande teatro Paulo Autran, no SESC Pinheiros.
 
 
A orquestra é impressionante, com mais de 80 músicos, neste espetáculo conta a história do Jazz, que começa com o Negro Spiritual, vai a New Orleans com o Ragtime, passa pelo Charleston até chegar ao Swing das Big Bands. Ao final apresentaram inclusive duas músicas que foram compostas onde o virtuosismo dos músicos é priorizado, tornando-as quase impossíveis de serem dançadas, o que dá início ao estilo mais contemplativo.
 
 
Foi uma deliciosa viagem onde passamos por Louis Amstrong, Count Basie, Duke Ellington, entre outros, com o maestro João Maurício Galindo sempre contando interessantíssimas histórias durante o intervalo de quase todas as músicas.
 
 
Acima a formação de uma Big Band, com aproximadamente 18 músicos, quando apresentaram 4 músicas.
 
 
Haviam também os solistas que se apresentavam em momentos especiais.
 
 
Certa vez alguém disse que o nível cultural de um país pode ser medido pelo número de orquestras sinfônicas que ele possui... Enquanto aguardávamos os carros no estacionamento, acabei conversando com alguns músicos para saber dos bastidores dos shows com o Deep Purple e lá me deram a feliz notícia de que no Brasil já é possível se viver de música, apesar de algumas dificuldades. Que bom! PRA FRENTE BRASIL!!!
 
Ricardo Koetz
 
 
Comments