01/05/2011 - SESC Belenzinho
Nos anos 70 e 80 existiram duas bandas influenciadas por ritmos brasileiros, andinos, caribenhos e africanos, tocavam músicas próprias, outras já consagradas de diversos países latino-americanos e também folclóricas. Formadas predominantemente por brasileiros, argentinos e chilenos, Tarancón e Raíces de América contam com multiinstrumentistas que são também maestros, arranjadores e compositores, propiciando um espetáculo primoroso. Dividiram espetáculos com Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, Almir Sater, MPB4...
Tarancón
Ambos mesclam instrumentos originados dos Andes como a quena, vários tipos de flauta, o bumbo, o charango (um pequenino violão geralmente de 10 cordas), percussão, violão, baixo, bateria, teclados...
Raíces de América
Felizmente estão de volta na estrada e pessoas como eu que não tiveram a oportunidade de vê-los tocar, agora pode ter essa chance, no entanto, jamais imaginei que veria essas duas superbandas num mesmo dia, chegando a dividir o mesmo palco. Não é a toa que os ingressos esgotaram poucas horas depois de serem colocados à venda exatamente um mês antes do show. A inteira custou R$ 24,00 .
Jam - Lúcia Nobre (Tarancón) e Miriam Miràh (uma das fundadoras do Tarancón, mas que agora está no Raíces de América)
O show começou com o Tarancón com 7 músicos, que brilhou com músicas como Tinku, Boquita de Cereza, Tikimeniki, entre muitas outras.
Jam
O Raíces de América, com 9 integrantes, também fez um show e tanto, tocando músicas novas e antigos sucessos, com uma bela versão de Tocando em Frente de Renato Teixeira.
Miriam Miràh e Pedro la Colina
Para a jam não poderia vir outra senão Guantanamera. Qualquer dia vou perguntar-lhes como conseguem administrar e fazer coincidir a agenda de todos eles.
Tarancón e Raíces (16 músicos de uma só vez - sem maestro)
Destaque de algum músico? Todos! Mas se for obrigado a escolher alguns, sem dúvida as moças que deram voz e a todos os flautistas que deram a alma às músicas. E entre eles o pequeno chileno Chico Pedro que se torna um gigante quando começa a soprar.
Quem quiser o nome de cada um e suas qualidades, sugiro o site deles.
Gracias a la vida!!!
Ricardo
|
´ SESC Espetacular >