Quem é essa linda moça? Uma deusa?
A resposta é SIM!!!
Fizeram-me essa pergunta inúmeras vezes. Batizei minha lancha com o nome dela, Tarja, (pronuncia-se Tária), ela tem muito mais do que a beleza física que os olhos alcançam. Ela é uma soprano finlandesa com voz de anjo.
Viche!!! Agora danou-se. O que uma soprano está fazendo num barco de um roqueiro?
Elementar, me caro, apesar de ela ser declaradamente fã da música clássica e mais especificamente da música folclórica finlandesa (!!!), Tarja empresta sua voz ao rock melódico.
Conheci o trabalho do Nightwish na Galeria do Rock, ouvi alguns pedaços de um CD, e, confesso, voltei para casa sem comprar o CD. Já não ouvia mais o metal como antigamente, estou mais para o hard e o blues, mas havia algo que me atraia, além da voz feminina que sempre me seduziu no rock. Era o peso contrabalanceado com uma enorme leveza da voz de Tarja. Baixei tudo que existia deles pela internet, ouvi, digeri, assimilei, voltei à galeria e comprei todos os CDs deles. Não vivo mais sem.
Clique no link abaixo e ouça algo divino, à partir dos 3:30 minutos a voz dela se faz mais intensa.
Mas na verdade, não foram as doces melodias que me conquistaram, abaixo está Wishmaster, ouvi-la nas caixinhas do computador é quase um sacrilégio, não existem os graves e perde-se muito da qualidade da música. Quando adquiri o CD, exigiu mais de uma audição para me acostumar e conquistar, pois trata-se de Heavy Metal Melódico. Quem quiser que se arrisque.
Na mesma noite após o show Tarja recebeu um envelope do Nightwish demitindo-a, mas essa é uma outra história, quem quiser que eu conte, me solicite. O que importa é que ela esteve na semana passada no Credicard Hall, com sua banda solo, absoluta e maravilhosa. E o Nightwish? Eles têm uma nova cantora, não lírica, que passa bem o recado, vou conferi-la em novembro apresentando-se no Via Funchal, mas perto de Tarja qualquer outra fica no chinelo. Paradoxalmente, o último disco do Nightwish pode ser traduzido com duas palavras: grandioso, épico. Tem o acompanhamento de uma orquestra filarmônica com quase 100 elementos, tem o coral infantil, coral gospel... enfim, tudo o que existe de mais pomposo. Dou nota 9,9.
Assita também a maravilhosa Kinslayer.
Abraços musicais
Ricardo
|