The Blues Festival - 2005

Festival de Blues - 20 e 21/05/2005 Directv Music Hall (Palace)
 
Em junho de 2011, que fui tomado de uma enorme frustração, eu estava examinando dois ingressos nos quais constava apenas "Festival de Blues", não tinha o nome dos músicos que fizeram os shows e eu não tinha a menor idéia de quem havia tocado nessas duas noites. Não encontrei nenhuma referência à data na internet, nem mesmo no site do Palace.
 
Fiz contato com o Ricardo Corte Real, músico, ator, etc. e que sempre faz algum programa de rádio sobre blues ou jazz. Por um enorme golpe de sorte, fazia apenas duas semanas que Andrei Ivanovic, baixista do Blue Jeans, havia emprestado um CD a ele, que tinha o show das Chicago Blues Ladies que o Blue Jeans havia acompanhado, e que o próprio Ricardo havia feito a apresentação no palco. Para melhorar, o meu xará me mandou um link do fotografo Wilian Aguiar que havia feito a cobertura de parte daquelas noites. Finalmente acabei descobrindo que o "Festival de Blues" do ingresso, tratava-se do "The Blues Festival" do Bourbon Street de 2005, que acabou usando o Palace para ter mais espaço. Pronto! O mistério estava elucidado e ainda por cima, recebi a autorização do Wilian para colocar algumas fotos dele nesta página. A última pedra do quebra-cabeças se encaixou quando encontrei, nas catacumbas digitais de meu HD, umas fotos de meu cunhado.
 
 
Os shows de São Paulo teriam sido:
  • 19 Quinta-Feira - Bourbon Street -The Tommy Castro Band, Rod Piazza & The Mighty Flyers.
  • 20 Sexta-Feira - Directv Music Hall - Chicago Blues Ladies & Blue Jeans, Magic Slim.
  • 21 Sábado - Directv Music Hall - The Tommy Castro Band, Coco Montoya.
  • 22 Domingo - Directv Music Hall - Eddie C. Campbell, Rod Piazza & The Mighty Fliers.
Estive presente no dia 20 em que se apresentaram:
 
Foto de Wilian Aguiar
 
Blue Jeans, um power trio brasileiro formado em 1996 por Andrei Ivanovic no baixo, Junior Moreno na bateria, vocal e gaita, e Marcos Ottaviano na guitarra. Aplaudido pelo público e pela crítica, participou dos principais festivais de blues do país e de jams com famosos. Nesta noite, além de serem a primeira atração, acompanharam também as Chicago Blues Ladies.
 
 
Chicago Blues Ladies, como todos sabem, simplesmente adoro a voz feminina, quando fiquei sabendo que clássicos do blues iam ser cantados por três "negronas" (no melhor dos sentidos, escrever "grandes afro-americanas" seria ridículo, não acham?), fiquei maluco e quis ver a qualquer custo.
 
Foto de Wilian Aguiar
 
As garotas de peso são Big Time Sarah, Nellie "Tiger" Travis e Grana Luise. Fizeram um show divertido em que sempre se insinuavam para alguém. Nesse momento elas estão cantando à capela, simplesmente maravilhoso, agora imagina o vozeirão delas quando elas se soltam.
 
Magic Slim foi quem fechou a noite - gente boníssima .
 
Foto de Wilian Aguiar
 
O gigante gentil Magic, acompanhado por com sua banda, cantou sucessos de sua carreira e clássicos com o tremendo vozeirão de trovão que lhe é característico.
 
Foto de Wilian Aguiar
 
O seu instrumento inicial era o piano, mas foi obrigado a abandona-lo quando perdeu o dedo mindinho da mão direita numa máquina de descaroçar algodão.
 
Foto de Wilian Aguiar
 
Para fechar com chave de ouro, teve uma jam de Magic Slim com as "meninas".
 
Dia 21, por alguma razão não pude ir e acabei dando o ingresso para meu cunhado que tirou as fotos. Apesar de serem fotos reveladoras, as coisas ainda continuam um tanto nebulosas, pois conforme a programação que consegui garimpar, Tommy Castro iria se apresentar na noite de Coco Montoya, e não é isso que as fotos revelam...
 
Eddie C. Campbell, nascido em 1939 no Mississipi, aos 10 anos mudou-se para Chicago, Illinois onde com 12 tocou com Muddy Waters!!!
 
Foto de Reivisson Casé de Oliveira 
 
Em seu currículo constam nomes como Howlin' Wolf, Little Walter e Willie Dixon, para citar apenas três. De voz mais aveludada, toca o blues tradicional.
 
Foto de Reivisson Casé de Oliveira 
 
Rod Piazza, nascido na Califórnia em 1947, é um tremendo gaitista e quando esteve por aqui já tinha mais de 20 álbuns gravados. Veio com sua Mighty Flyers Band, que ele formou com sua esposa pianista Honey.
 
Foto de Reivisson Casé de Oliveira 
 
Na última vez em que estive no Palace e alguém caminhou pela platéia foi Buddy Guy, boas lembranças dessa casa que infelizmente não existe mais.
 
Foto de Reivisson Casé de Oliveira 
 
Coco Montoya tocou com duas lendas do blues, 10 anos com John Mayall e 4 com Albert Collins. Perdi esta noite, mas felizmente já havia visto em outra oportunidade. http://www.bluesrockshow.com/nescafe-blues/eric-burdon---coco-montoya---celso-b-b
 
Ricardo
 
Comments