5) Tohpati Ethnomission

 
Palco Líbero Badaró (17/04/2011)
 
Agradecimentos especiais para meu amigo Fábio Sales, por dois motivos: primeiro, sem a insistência dele eu provavelmente não teria assistido aos shows de Tohpati, nem do Soft Machine. Segundo, foi ele quem reuniu os detalhes técnicos sobre os integrantes e repertório apresentado. Sem ele, provavelmente eu teria me referido aos integrantes do Soft Machine como "o vôzinho do sax, o tiozinho da guitarra... no caso de Tohpati o japa da guitarra, o japinha da flauta" :-), na verdade indonésios.
 
Tohpati Ethnomission (16hs)
 
Algumas bandas tem a característica de ter dois guitarristas fazendo o mesmo solo de guitarra, que dá ao solo um tom harmonioso, bem agradável, estilo criado pelo Thin Lizzy, Wish Bone Ash e seguido por tantos outros.. Tohpati faz o mesmo, só que no lugar da segunda guitarra, quem acompanha o solo é a flauta, gerando uma sonoridade inédita. Em alguns momentos o solo era feito por um trio, guitarra, flauta e baixo, tocando as mesmas notas. Outro detalhe interessante era a constante conversa entre a bateria e o percussão..
 
 
Uma das coisas legais da virada é que um show vem depois do outro e os próprios músicos tem que se virar para acertar o som, por isso, meia hora antes do show, eles geralmente já estão no palco, instalando e fazendo as passagens de som. Como, entre os presentes, minha turma era a mais animada, sempre que algum solo era feito durante a passagem de som, nós reagíamos com aplausos e assovios, o que fez com que sempre que os músicos fizessem algo que julgavam interessante, imediatamente viravam-se para nós, para ver qual seria a nossa reação, eles sempre nos retribuíam com sorrisos e agradecimentos.
 
 
Mas vamos aos dados garimpados pelo Fábio.
 
Vindo do 4º país mais populoso do mundo (Indonésia), o grupo de jazz fusion/ rock progressivo é liderado pelo excelente guitarrista Tohpati. A banda lançou no ano passado o albúm Save the Planet. Tem influências de King Crimson, Mahavishnu Orchestra, Jethro Tull mesclando com as raízes da música indonesiana, conhecida pelo apreço ao jazz/rock.
 
 
A bordo de sua Fender Stratocaster, Tohpati tem 40 anos e é um respeitado músico de jazz fusion, tendo colecionado títulos de melhor guitarrista indonésio desde os 14 anos de idade. Uma de suas grandes inspirações é o mestre do jazz/rock, o guitarrista norte-americano Pat Metheny.
 
 
No começo dos anos 1990 formou a banda Simak Dialog. Seu mais novo projeto é o Tohpati Etnomission. Tohpati é ladeado por um competente time de músicos: Indro Hardjodikoro (baixista), Demas Narawangsa (baterista), Endang Ramdan (percussão) e Diki Suwardjiki (flautas).
 
 
Um tchauzinho especial para nós.
 
Comments