Iron Butterfly
Quando os nomes Iron Butterfly e Black Oak Arkansas me vêm na memória, lembro de algo longínquo e que eu achava que tinha acabado no final dos anos 70. Imagina minha surpresa ao saber que iam participar da Virada!
Já lotando bem a avenida, o Iron Butterfly, banda formada em 1966, tocou músicas de várias fases de sua carreira, apesar de a maioria esmagadora dos presentes só conhecer o sucesso In-A-Gadda-Da-Vida e olha lá. Eu também não vou muito além. Formado por (da esquerda para a direita) Martin Gerschwitz, Ron Bushy, Lee Dorman e Charlie Marinkovich, o quarteto apresentou seu rock lisérgico com forte pegada progressiva.
Lee Dorman, que também fez parte do antológico Captain Beyond, entrou e saiu do palco amparado com sérias dificuldades de locomoção, apesar disso, não vacilou com o instrumento. Sempre sentado num banquinho, mesmo com a voz cansada, foi bastante eloquente e contava um causo antes de cada música. O Baterista Ron Bushy é o único da formação original. O show foi marcado por problemas técnicos no início, principalmente com o som da guitarra de Marinkovich, único integrante ainda na faixa dos 50 anos - praticamente um garoto.
O som terminou e num palco próximo começava a apresentação do australiano septuagenário Daevid Allen (Gong), que eu já havia visto uma vez num barzinho na Cardeal Arcoverde, num show quase particular. Soube que a banda dele se juntou com o Violeta de Outono e fizeram um grande show, mas, devido ao tumulto de gente, não me senti à vontade para me deslocar até lá.
Ricardo
|
Virada Cultural 2012 >